top of page

Aspectos Sociais, Culturais e Religiosos

BOI “O PROMETIDO”

Boi.JPG

Foto da Companhia de Dança Boi “O Prometido.”

​

O Boi prometido é uma das principais atrações da cultura sotense. Foi criado no ano 2000 na gestão do prefeito Clodomir Costa Rocha, que atendendo o pedido de um grupo de amigos, fez com que a cultura do bumba-meu-boi pudesse se restaurar no município.  As músicas que embalam o Boi Prometido são de autoria de compositores sotenses, que se reuniram para a gravação de um CD e DVD com nome do Boi Prometido em 2009. Em 2017 um novo CD foi gravado com regravações das músicas do primeiro CD e novas composições. Atualmente o Boi se apresenta dentro e fora do município com aproximadamente 50 componentes. Regidos pela Companhia de Dança do Boi “O PROMETIDO”, fundada em 25 de maio de 2017. Instituição que organiza toda a logística do boi sotense com o apoio da Prefeitura Municipal de São João do Sóter.

Apresentação da Companhia de Dança Boi “O Prometido.”

ASSOCIAÇÃO CULTURAL E RECREATIVA SOTENSE “PÉ TROCADO”
 
Associação Cultural e Recreativa Sotense Pé Trocado surgiu da ideia de um grupo de amigos no dia 10 de março de 2016, com o objetivo de incentivar os jovens a participar diretamente dos eventos culturais e esportivos. Nas festividades Juninas de São João do Sóter, se apresenta nos arraiás a Quadrilha Pé Trocado, quadrilha caipira tradicional, trazendo a composição do figurino feminino, com meiões com cores trocadas, dando referência ao nome da quadrilha. O uso de meiões nas apresentações juninas representa também os times de futebol masculino e feminino, organizados pela associação. Existe também o Bloco Pé Trocado que é referência no carnaval sotense, são mais de 300 participantes de diversas idades. Pé Trocado – nome escolhido por seus criadores por ser um nome engraçado – remete leveza e descontração, e representa cada manifestação representada pela associação. 

​

Apresentação da Associação Cultural e Recreativa Sotense Pé Trocado

​

TENDAS E FESTEJOS ESPÍRITAS

Cruz.jpg

Pai de Santo João Ramos da Silva

​

Pai de Santo João Ramos da Silva (conhecido como Cruz), responsável pela Tenda Espírita São Benedito, localizada na Rua do Namoro nº 777, é uma das mais famosas festa de umbandas de São João do Sóter. João Ramos da Silva, mais conhecido como Pai de Santo Cruz é o responsável pelo local e reúne de 2 a 5 mil pessoas durante os festejos da casa, que acontecem muitas danças, cantigas e apresentações de umbandas durante os dias 22 e 23 de novembro e 12 de janeiro.

Paizinho.jpg

Josenildo da Silva (Paizinho)

​

Tenda Espírita de Umbanda “Eira de Xangô” no Povoado Candeias, zona rural de São João do Sóter, sendo regida pelo Pai de Santo Josenildo da Silva (Paizinho). Foi inaugurada em 13 de abril de 2010 e tem como principal evento o Festejo de Nossa Senhora das Candeias em 02 de Fevereiro. Reúne muitos visitantes, mães e pais de santo de toda localidade.

Pimba.jpg

Pai de Santo Antônio Alves dos Santos (conhecido como Pimba)

​

Pai de Santo Antônio Alves dos Santos (conhecido como Pimba) responsável pela Tenda Espírita de Umbanda São Jerônimo, localizada no Povoado Coco Virgem, tem como atividade principal rituais umbandistas e danças, curas e etc. atrai muitos visitantes e funciona o ano todo desde 2017.

Zeza.jpg

Mãe de Santo Maria José Silva Santos (Zeza)

​

Terreiro Espírita Santa Rita fica localizado no Povoado Pedras, tem como organizadora a Mãe de Santo Maria José Silva Santos (Zeza), reúne fiéis desde 2008, tendo como eventos principais o Dia de Santa Rita em 22 de maio e o Dia de São Francisco em 04 de outubro. Acontece danças e apresentações culturais e reúne toda comunidade local.

Simiao.jpg

Pai de Santo Antonio Feitosa dos Santos (Simião)

​

A Tenda Espírita de Umbanda São Sebastião fica localizada no Centro de São João do Sóter e tem como regente o Pai de Santo Antônio Feitosa dos Santos (Simão), inaugurada em 20 de janeiro de 2016 tem como evento principal o Festejo de São Sebastião no dia 20 de janeiro. Onde atrai muitos turistas e filhas e filhos de santo.
 

Chaga.jpg

Mãe de Santo Francisca das Chagas Sousa (Chaga)

​

Terreiro Espírita São João Batista fica no Povoado Morada Nova e tem como Mãe de Santo a Senhora Francisca das Chagas Sousa (Chaga), é substituta da mãe de Santo Aldeci (falecida) e se encontra entre as mais antigas tendas espíritas de São João do Sóter, inaugurada em 1981.

Joaozinho.jpg

Pai de Santo João da Silva Pereira (Joãozinho)

​

Tenda Espírita São Lázaro no Povoado Santa Maria tem como Pai de Santo o Senhor João da Silva Pereira (Joãozinho) e foi inaugurada em 10 de fevereiro de 2016, data em que é comemorado o evento principal da tenda, o Festejo de São Lázaro. Reúne vários filhos e filhas de santo durante o evento.

REIZADO
 
É realizado no dia 06 de janeiro no Povoado Caraíbas, tendo como responsáveis Maria da Conceição conhecida como “dos Prazeres” e família. O festejo teve início para pagar uma promessa, pois Manoel da Conceição estava com problemas de saúde e seus pais resolveram pedir interseção do santo para a cura do filho. O festejo já existe a mais de 70 anos e na ocasião é oferecido almoço e jantar aos fiéis. É muito conhecida na cidade e reúne muitas pessoas na sua apresentação. E neste dia também acontece a corrida de Reis.

Reizado.jpg

Reizado

CORRIDA DE REIS

CorrReis.jpg

Corrida de Reis

​

Folia de Reis, também chamada de Reisado ou Festa de Santo Reis, é uma festa popular e tradicional brasileira. Trata-se de uma das festas folclóricas mais emblemáticas do país. Em São João do Sóter é realizada a corrida de Reis sempre em 06 de janeiro com uma grande participação popular.
A tradicional competição idealizada pelo Dr. João Guilherme Façanha Ramos, filho da cidade, e Stela Rosália Silva Ramos, tem a parceria da Prefeitura Municipal de São João do Sóter sob gestão da Prefeita Joserlene Bezerra e por meio das secretárias municipais reúne vários jovens da comunidade sotense.

Reportagem sobre a Corrida de Reis

Créditos: Portal Portal Destaque do Maranhão

DIA DO EVANGÉLICO

​

Dia 19 de julho é comemorado o feriado municipal do Dia do Evangélico, instituído pela Lei Nº 103/2015. De autoria do vereador Marcio Magalhães. O feriado reúne milhares de evangélicos de todo o município e de cidades vizinhas num ato de fé representativo para aqueles que adotam a metodologia protestante do cristianismo. A festa acontece o dia todo com muita programação e encerra com uma grande caminhada e show gospel.

​

ev1.jpg

Show Gospel realizado no Dia do Evangélico

FESTEJOS JUNINOS

​

De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial (época em que o Brasil foi colonizado e governado por Portugal). Embora sejam comemoradas nos quatro cantos do Brasil, na cidade de São João do Sóter/MA, as festas ganham uma grande expressão. O mês de junho é o momento de se fazer homenagens aos três santos católicos: São João Batista, São Pedro e Santo Antônio. Mas em Especial em São João do Sóter o ponto alto do festejo acontece no dia de São João Batista 24 de junho padroeiro da cidade. O Nordeste como é uma região onde a seca é um problema grave, os nordestinos aproveitam as festividades para agradecer as chuvas raras na região, que servem para manter a agricultura.

comtipica.jpg

Comidas típicas

​

A culinária típica das festas juninas consiste dos pratos feitos para as festas de veneração a São João Batista, Santo Antônio e São Pedro que acontecem em Junho. São normalmente pratos à base de milho como canjica, o curau e pamonha, por exemplo. Como o mês de junho é a época da colheita do milho, grande parte dos doces, bolos e salgados, relacionados às festividades, são feitos deste alimento.
Além de alegrar o povo do município, as festas representam um importante momento econômico, pois muitos pessoas de cidades circunvizinhas visitam São João do Sóter para acompanhar os festejos. Por ser comemorado no mês de junho no município de São João do Sóter nesta data recebe muitos turistas pois é no auge das festividades do aniversário da cidade de vai do dia 19 a 24 de junho.
As principais tradições dos festejos juninos que fazem parte das comemorações é marcado pelas fogueiras, comidas típicas apresentações culturais e religiosas, corte do bolo, muitas bandas famosas. Dentre elas temos algumas atrações principais como:

​

QUADRILHA ESTILIZADA

 
As quadrilhas estilizadas juninas enfeitam o São João, sendo uma dança que é um costume antigo no Brasil. Atualmente no município existem quadrilhas tradicionais, que se caracterizam por roupas e por movimentos simples e as quadrilhas estilizadas, com passos coreografados e figurino cheio de brilho e glamour.

QEstilizada.jpg

Quadrilha estilizada de São João do Sóter

​

DANÇA DOS CARETAS

 
Dança popular de Povoados de São João do Sóter, tem origem quilombola e representa as lutas e batalhas de negros, sendo importante herança cultural para a comunidade sotense. Onde toda família participa desta dança atraindo a atenção de todos os turistas.

Caretas.jpg

Apresentação da Dança dos Caretas

DANÇA PORTUGUESA

DancaPortu.jpg

Dança Portuguesa Império Sotense

​

DANÇA PORTUGUESA

​

Batizada de Império Sotense, nasceu em 1998 na Igreja São João Batista com seus componentes que se dirigiram até o município de Gonçalves Dias para pegarem os primeiros passos da dança, teve como seus primeiros capitães Nicolau e Marcelo Gaúcho, em 2001 passou-se o comando para Marcelo Gaúcho e Maria José. Já em 2008 a dança que fazia parte da igreja acabou, Marcelo Gaúcho e Maria José recompuseram o grupo fora da organização da igreja, este se apresenta até hoje, composto por 16 pares de jovens e 1 par crianças e mais 4 adolescentes dançam várias músicas de origem portuguesa com roupas belíssimas e uma bandeira.

Apresentação da Dança Portuguesa Império Sotense

​

​

Small Title

Museu e Espaço Cultural "Casa de Cultura Sóter Mendes"

17926625630517239.webp

 

               Foi entregue na tarde do dia 19 de junho à população sotense o Museu e Espaço Cultural "Casa de Cultura Sóter Mendes". A entrega da obra foi realizada pelo Governador Flávio Dino, Prefeita Josa e vice Lacerda, Secretário de Estado do Turismo Catulé Júnior e pelo Deputado Federal Cléber Verde.

         A Revitalização de um dos patrimônios históricos da cidade era um sonho da população sotense. O espaço ressalta a história do município e vai abrigar o espaço cultural, o museu municipal, a escola de música, espaço para artesanato e secretaria municipal de Cultura.

A obra também contemplou uma cafeteria e espaço de lazer.

               Mais uma vez o Governo de Mais Trabalho e Novas Conquistas entrega uma belíssima obra ao povo sotense em parceria com o Governo do Maranhão.

               Nossos agradecimentos ao Governador Flávio Dino, ao vice-Governador Carlos Brandão, secretário de Estado do Turismo, Catulé Júnior, ao Deputado Federal Cléber Verde e a toda nossa Equipe Municipal de Cultura.

2020 por SINCOTUR SJS - Carlos Fernandes - Todos os direitos reservados

Rodapé1.jpg
bottom of page