top of page

Personagens sotenses - biografias

Conheça agora alguns personagens que deram a sua contribuição na trajetória do município e que fazem parte da história de São João do Sóter e suas biografias.

IvanMagalhaes.jpg

Ivan Santos Magalhães

​

Ivan Santos Magalhães nasceu em Caxias (MA), em 06/10/1949. Filho de Raimundo Severo Magalhães e Antônia dos Santos Magalhães. Foi o primeiro prefeito do município de São João do Sóter. Com formação técnica em Contabilidade, desempenhou funções de Gerente nas empresas Francastro S. A., de Caxias (MA), em 1970 e na Morais Motores, de São Luís, em 1972. Desde 1974 é servidor estadual, lotado na Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, na função de escrivão da Polícia Civil. 
Na política, Ivan Magalhães foi vereador em Caxias em dois mandatos: de 1983 a 1988 e de 1989 a 1992. Também foi prefeito em dois mandatos, em São João do Sóter: de 1997 a 2000 e de 2005 a 2008. 
É casado com Juraci de Area Leão Magalhães, nascida em 09/03/1955, no povoado baixa do Coco, em São João do Sóter. Professora aposentada, Juraci Magalhães atualmente é secretária municipal da Mulher. Foi Secretária Adjunta de Administração em Caxias, de 1989 a 1992, no Governo Sebastião Lopes, e assessora do Governo, em Caxias, na administração da prefeita Márcia Marinho (2001 a 2004). Foi secretária municipal de Educação nos dois governos de Ivan Magalhães (1997-2000 e 2005-2008).

ClodomirRocha.jpeg

Clodomir Rocha

​

Clodomir Costa Rocha nasceu em 16/10/1958. Foi o terceiro dos onze filhos do casal Inácio Rocha e Gilma da Costa Leite Rocha (falecidos). Casado com a pedagoga, advogada e ex-prefeita Luiza Moura da Silva Rocha, com quem tem os filhos Tairo, Tássio e Taiza. É empresário e faz o curso superior de Direito.
Entre suas lembranças de infância, qual a mais antiga, estão as desobrigas (missas celebradas na zona rural) com Padre Miguel Candas.  Tem gosto eclético em música, mas prefere MPB (Música Popular Brasileira) e destaca a música “Chalana”, cantada por Sérgio Reis. Na leitura, cita o livro “Quem Ama Educa”, de Içami Tiba. Sua filosofia de vida profissional é: “Somente chega quem caminha”. Entre suas frutas preferidas, cita jaca, sapoti, abacate  e  jambo.
Clodomir Rocha veio para São joão do Sóter em 1997, por motivo de trabalho, como técnico da na Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Maranhão (EMATER- MA).
Para Clodomir Rocha, São João do Sóter “é uma cidade jovem, propícia ao crescimento e ao desenvolvimento devido ao comprometimento e responsabilidade social de dois gestores municipais a saber: Clodomir Rocha, de 2001 a 2004, e Luiza Rocha, de 2009 a 2016”. Segundo ele, “a gestora atual, Josa Silva, também tem demonstrado o mesmo grau de comprometimento, competência, compromisso social  dos ex-prefeitos Clodomir e Luiza Rocha”. Sobre a economia de São João do Sóter, Clodomir Rocha diz que ela “gira em torno da agricultura de subsistência, criação de animais de pequeno porte, instalação de micro e pequenas empresas que  contribuem para o aquecimento econômico gerando emprego e renda”. Ele cita ainda os trabalhadores informais, “que de certa forma também contribuem significativamente para acelerar o progresso socioeconômico do município”. “Pelos fatores aqui elencados, dentre outros, opino que a cidade de São João do Sóter apresenta uma  tendência a tornar-se uma cidade com fortes indícios a atração turística, levando em consideração a proximidade do santuário de São Francisco, as inscrições rupestres, a grande disposição para a produção de artesanato e uma culinária invejável: bode ao leite de coco babaçu, pirão de parida, buchada de bode, bolo de milho, bolo de macaxeira, doce de batata, doce de abóbora, café com beiju de tapioca, dentre outros”.
Uma das coisas de que Clodomir Rocha mais gosta em São João do Sóter é o bumba-meu-boi o Prometido, que ele Idealizou e criou quando prefeito. Entre as coisas de que ele não gosta, Clodomir Rocha comenta: “Como nos demais municípios do Brasil, não gosto da tendência à exploração sexual de menores, principalmente aqueles em condições de vulnerabilidade. Mas com um trabalho de acompanhamento das famílias, pautado na  preservação e conservação de valores morais, cívicos e religiosos, acredito ser possível atenuar esse situação”.
Clodomir Rocha diz que gostaria de que se instalasse em São João do Sóter uma universidade pública, como, por exemplo, um polo da UEMA (Universidade estadual do Maranhão), porque, “além de ofertar a formação acadêmica, seria agente impulsionador para a geração de renda, inclusive a oferta de empregos diretos e indiretos”. Para ele, “o desemprego é alto e também o índice de analfabetismo, inclusive analfabetos funcionais, além da distorção idade/série”. 
Entre as belezas naturais de São João do Sóter, Clodomir Rocha  destaca os buritizais. Quanto à paisagem urbana, ele cita “a vista panorâmica da cidade, quando se olha do alto, logo na entrada”. 

Marcos%20Antonio_edited.jpg

Marcos Antonio Mendes Moura

​

Marcos Antonio Mendes Moura. nasceu no dia 05 de abril de 1970, em Caxias do Maranhão. É o Filho mais velho de uma família de 6 irmãos, tendo como pais Antonino de Souza Moura e Marli Mendes Moura. Descendente de família tradicional de Caxias – Ma.
Estudou grande parte da sua infância no Colégio Caxiense e no Colégio São José. Em 1992 teve a sua primeira filha Thaylany Cristina Lima Moura Frazão da qual nasceu sua primeira neta Angélica Thayná Ramos Moura. No ano de 1996 casou-se com Alana Lilian Motta de Lima Moura, dessa união, o casal teve 2 filhas: Ylana Leticia de Lima Moura e Juliana de Lima Moura.
Em 1994 a 1995 foi eleito presidente do Sindicato das Loterias do Estado do Maranhão
Em 1996 a 2000 trabalhou na empresa Cicero Lima Representação Ltda no ramo de auto peças. 
Iniciou sua carreira política em 1998, quando se candidatou para Deputado Estadual no Maranhão, permanecendo na suplência pelo partido liberal, não vindo a exercer o mandato.
Na cidade de São João do Sóter, que leva o nome do seu tio Sóter Mendes, candidatou-se a Vice-Prefeito, no ano de 2001 a 2004, juntamente com prefeito Clodomir Costa Rocha. E assumindo a prefeitura, como prefeito, no dia 04 de Novembro até 04 de Dezembro no ano de 2003 e nos dias 27 de Outubro até 31 de Dezembro do ano de 2004.
Foi reeleito como Vice- Prefeito juntamente com Ivan Magalhães, no período de 2005 a 2008. Assumiu a secretaria de Saúde em Março de 2006 até Maio de 2007 e Sua esposa Alana Lilian Motta de Lima Moura trabalhou como Coordenadora de Administração e Finança no período de 2001 e como Secretaria Adjunta de Assistência Social no ano de 2005 a fevereiro 2006 e Coordenadora de Saúde Março 2006 a Maio de 2007 e assumiu como Secretária de Assistência Social Junho de 2007 a 2008. 
No ano de 2009 mudou-se com sua Familia de São João do Sóter Ma para Porto Velho Capital do estado de Rondônia onde residiu por (05) anos e lá trabalhou na empresa Norberto Odebrecht e na empresa Cicero Lima Representação Ltda.
Em 2014 retornou para São Luis Ma, juntamente com sua família, exercendo a profissão de empresário.

LuizaRocha.jpg

Luiza Rocha

​

Luiza Moura da Silva Rocha nasceu em São Francisco do Maranhão (MA). Foi a quarta dos oito filhos do casal Sérgio Rodrigues de Moura e Maria Bezerra da Silva Moura, ambos lavradores. Casada com o técnico agrícola, empresário e ex-prefeito Clodomir Costa Rocha, com quem teve três filhos: Tairo Moura da Silva Rocha, médico; Taiza Liz Moura da Silva Rocha, concluinte de Medicina; e Tássio Roberto  Moura da Silva Rocha, engenheiro mecatrônico. É avó de Pérola Adélia Moura da Silva Rocha e de Ana Luiza Rocha.
Luiza Rocha gosta de caminhar e pedalar. Entre suas leituras, destaca a Bíblia Sagrada, a “Mosca Azul” de Frei Beto, “Arte da guerra “Sant Sishu, “O monge Executivo “ “O Príncipe”, de Nicolau Maquiavel.
Em termos musicais, gosta de Música Popular Brasileira (MPB), gospel, erudita e instrumental. Menciona entre os cantores Tom Jobim, Fagner, Maria Betânia e Djavan. Entre as músicas mais marcantes, lembra de “Baleias” (Roberto Carlos) na adolescência; “A Lista” (Oswaldo Montenegro), fase adulta; e “Não Se Vá”, com a dupla Jane e Herondy, no início do namoro com Clodomir, seu marido ;“Fonte”, de Raul Seixas; e “Vida”, de Gonzaguinha.
Entre os filmes que já assistiu, destaca “...E o Vento Levou” e “O Livro de Eli”. Na televisão, gosta de ver noticiários, filmes e novelas.
Luiza Rocha tem hábitos simples em termos de comida: prefere o tradicional arroz com feijão, ovos, carnes e salada e todos os tipos de frutas.
Luiza Moura da Silva Rocha considera-se sobretudo professora. É formada em Pedagogia (UEMA, Caxias, 1996) e em Direito (FACAM, São Luís, 2008), já tendo sido aprovada para receber sua carteira de advogada. Na sua atividade político-administrativa, considera que o mais apaixonante são os “contatos com as pessoas e contribuir para melhorar suas vidas”. E o que é mais frustrante? Ela responde: “Mentiras e, ingratidão"
Após entregar o cargo de prefeita, Luiza Rocha vai ter um período de descanso e irá dedicar-se ao “exercício da Advocacia e estudar para passar em concursos”.

JosaSilva.jpg

Josa Silva

​

Joserlene Silva Bezerra de Araújo, nascida em 10 de março de 1980, no município de São João do Soter, na época município de Caxias-Ma, casada  com o senhor Naemio Fenandes de Araujo, mãe de 2 filhos: Guilherme Fernando Bezerra de Araújo e Francisca Gilvana Bezerra de Araújo. Filha de Maria de Nazaré  Silva e José Alves Bezerra. Formada em Pedagogia, pela Faculdade do Vale Itapecuru, candidatou-se  a vereadora pela primeira vez em 2000, não foi eleita. Em 2004 se candidatou novamente  e foi eleita a vereadora mais bem votada do Município, exerceu de 2008 a 2012  mais um mandato de vereadora. Nessa mesma época, assumiu a secretaria Municipal de Assistência Social por 2 anos. Foi  vice prefeita em 2013 a 2016. Candidatou- se a Prefeita em 2016 , para o mandato de 2017 a 2020 e foi eleita.

Eduardo.jpeg

Eduardo José Rocha Paula

​

Eduardo José Rocha Paula nasceu em Teresina-PI, dia 8 de março de 2000. Filho do senhor Natanael Ferreira Paula e a senhora Gilvana Costa Rocha Paula. Concluiu o Ensino Infantil e Médio na Escola Castro Alves em Caxias- MA. Está atualmente cursando Bacharelado em Direito na  UNIFACEMA, cursando o 6° período, e atualmente ocupa o cargo de Secretário de Indústria, Comércio e Turismo de São João do Soter.

JoelmaLopes.jpg

Joelma Coutinho Lopes

​

Joelma Coutinho Lopes, filha do agricultor José Ribamar Lopes e de Maria das Dores de Sá Lopes, nasceu em 08 de fevereiro de 1972 no município de Matões, Maranhão.. Chegou a São João do Sóter em 2002, atuando como professora na rede pública de ensino. Atualmente é Secretária Municipal de Educação desde, com dedicação total a municipio. Mãe do contador Johnathan Pablo Lopes Santos e da estudante Júlia Vitória Lopes Leocádio.

RaimundoNonato.jpg

Raimundo Nonato Costa Araújo

​

Raimundo Nonato Costa Araújo. Mais conhecido como Nonato de Deus é filho de João de Deus Costa (sapateiro) e Terezinha de Jesus Araújo (dona de casa), nasceu em 27 de agosto de 1954 no Povoado Cabeceiras, município de Caxias, Maranhão e foi morar em São João do Sóter em 1981. Depois de completar o ensino médio, trabalhou como motorista, foi eleito como vereador e é diretor do SAAE. É casado com a enfermeira Elizabete Oliveira de Morais e têm cinco filhos: o motorista Carlos César Costa Araújo, a enfermeira Anne Saniely de Morais Araújo, o comerciante Raimundo Nonato Costa Araújo Júnior, o policial Francisco Jean Chaves Araújo e a secretaria Nonailde Araujo.

FranciscoAlysson.jpg

Francisco Alysson Costa Gomes

​

Francisco Alysson Costa Gomes. Mais conhecido como Doutor Alysson, é filho do policial aposentado Ismael Pereira Gomes e da professora e assistente social Antônia Margareth de Castro Costa Gomes, nascido em 11 de novembro de 1983. Advogado graduado em Direito pela Universidade Estadual do Piauí, especialista em direito pela Universidade Cândido Mendes, e mestrando em direito constitucional na Universidade Federal do Piauí, foi assessor jurídico e controlador geral do município. Casado com a empresária Renata Rian Barbosa Costa Gomes,  pai de cinco filhos.

FranciscoOnete.jpg

Francisco Onete da Silva Cardoso

​

Francisco Onete da Silva Cardoso. Popularmente conhecido como Conete, é filho dos agricultores Antônio Aquino Cardoso e Rita Lopes da Silva Cardoso. Nasceu na cidade de Caxias, Maranhão em 09 de junho de 1984. Graduado em Direito pela Faculdade do Vale do Itapecuru -FAI e pós graduado em Gestão Pública. Chegou a São João do Sóter no ano de 1990. Trabalha atualmente como Chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal

Clidenor.jpg

Clidenor Rodrigues Guimarães Filho

​

Clidenor Rodrigues Guimarães Filho. Nasceu em São do Sóter, Maranhão. É administrador de empresa, fundador e Diretor do “Diário de Caxias”. É formado em Marketing e Jornalismo Político. Foi Editor do Jornal Folha de Caxias, apresentador de televisão e um dos precursores do uso de outdoor na publicidade em Caxias. Atualmente Clidenor Rodrigues Guimarães Filho é Diretor da empresa de publicidade Cliart Comunicação Visual. Clidenor Através do “Diário de Caxias” é um dos apoiadores de “O Mundo Literário Contemporâneo – A Literatura e Todas as Artes em Defesa da Paz e da Preservação do Planeta Terra”. 

TatianaCristina.jpg

Tatiana Cristina Silva Araújo

​

Tatiana Cristina Silva Araújo. Nascida em 30 de novembro de 1974, filha de Teresa de Jesus da Silva. Chegou em São João do Sóter em agosto de 1997, onde ministrava aulas de matemática. Foi aprovada no primeiro concurso público de São João do Sóter, e tomou posse no ano seguinte, passando a ministrar aulas de 1ª a 4ª série. Participou ainda do Sindicato dos Professores e 1999 foi trabalhar no Povoado Santo Antônio. Em 2000 voltou a sede onde trabalhou nas escolas Mariano Campos e José Sarney. Em 2012 foi candidata a vereadora pelo PHS, junto do Grupo da Esperança. De 2013 à 2015 foi gestora escolar no Povoado Morada Nova. EM 2016 foi novamente candidata a vereadora. Atualmente é gestora da Escolinha da Mônica. Faz parte da Primeira Igreja Batista de São João do Sóter.

Ediane.jpg

Ediane Ribeiro Martins

​

Ediane Ribeiro Martins. Nascida em 03 de janeiro de 1982 em Caxias – MA, filha de Antônio de Melo Martins e Edna Maria Ribeiro Martins. Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal do Maranhão – IFMA. Chegou em São João do Sóter em 1999, onde atuou como Professora. Foi gestora da Escola Floriano Oliveira no Povoado Santo Antônio e atualmente é gestora adjunta da Creche Municipal Vó Lita. Casada com o microempreendedor autônomo Francisco de Assis Sabino de Matos e mãe de Ianne Maria Martins Barbosa e Katarynne De Nazaré Martins De Matos. Participou de muitos eventos relacionados à educação, foi candidata à vereadora e faz parte do conselho da merenda escolar.

FranciscaAlves.jpg

Francisca Alves da Silva

​

Francisca Alves da Silva. Popularmente conhecida como Francisquinha, nascida em 24 de maio de 1981, filha de Antonio Carlos Alves da Silva e Rosicleide Sousa Silva. Chegou em São João em 1998 onde auxiliou nos governos do Sr. Clodomir Rocha. Atuou como Secretária da Prefeita Luiza Rocha de 2009 a 2016, além de ter participação ativa no movimento do Conselho Municipal da Mulher. Casada com o motorista Flávio Henrique Veras Lopes e mãe de João Victor da Silva Barbosa, Maysa Vitória da Silva Barbosa e Evylla Cristina da Silva Barbosa.

Nael.jpeg

Natanael Ferreira Paula 

​

Natanael Ferreira Paula. Nasceu em Fortaleza (CE) no dia 10 de dezembro de 1968 filho gêmeo de Nilo Paula e Teresa Ferreira Paula. Tem seis irmãos. Contador. Casado com Gilvana Costa Rocha Paula, professora, mestra em educação. Pai de dois filhos: Aline Beatriz Rocha Paula (enfermeira e mestranda) e Eduardo José Rocha Paula (estudante de Direito).Trabalhou no Banco Bradesco como escriturário e caixa. Foi caixa também no Armarinho Eduline e na Casa Lotérica Esperança, em São João do Sóter (MA). Trabalhou na Prefeitura Municipal em 2002, no governo de Clodomir Rocha; e na gestão da prefeita Luiza Rocha, como coordenador de Finanças, de 2009 a 2016. Assumiu por três meses a secretaria de Administração, Finanças e Infraestrutura e atualmente (2017) exerce o cargo de coordenador de Finanças, na gestão da prefeita Josa Silva.

Gilvana Rocha.jpeg

Gilvana Costa Rocha Paula  

​

Gilvana Costa Rocha Paula. Nasceu no dia 27 de janeiro de 1966. Foi a oitava dos treze filhos de Inácio Rocha, ferroviário, e Gilma da Costa Leite Rocha, doméstica. Formada em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão (CESC/UEMA); pós-graduada em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira; pós-graduada em Ciências Criminais. Escritora, compositora, funcionária pública estadual e municipal, professora, empresária. Católica. Franciscana, Casada com Natanael Ferreira Paula, contador. Mãe de dois filhos: Aline Beatriz Rocha Paula (enfermeira e mestranda) e Eduardo Rocha Paula (estudante de Direito). Exerceu os seguintes cargos: diretora geral da Escola Estadual Costa e Silva; presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de São João do Sóter (dois mandatos); presidente da Fundação Inácio Rocha. Ainda em São João do Sóter, foi conselheira tutelar na administração Ivan Magalhães; coordenadora do Cadúnico, no governo Clodomir Rocha; presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente; secretária da Secretaria Municipal da Mulher e da Secretaria da Indústria e Comércio, no governo da prefeita Luiza Rocha. Atualmente exerce o cargo de secretária da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo na gestão da prefeita Josa Silva. Presidente da Academia Sotense de Letras.

JeissonFernando.jpg

Jeisson Fernando de Sousa Pinheiro

​

Jeisson Fernando de Sousa Pinheiro. Nascido em 11 de outubro de 1997, filho do motorista e agricultor José Carlos Pinheiro e da Professora Maria Francisca Boaventura  de Sousa Pinheiro. Estudante de direito, chegou em São João do Sóter em dezembro de 1997, estabelecendo residência no Povoado Pedras. Exerceu atividades como monitor do Programa Mais Educação, vice-presidente do Conselho Municipal de Juventude, presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente – CMDCA, representante juvenil da Igreja Católica na Pastoral da Juventude e é atualmente Coordenador Municipal de Juventude.

EdnaRocha.jpg

Edna Maria da Silva Rocha

​

Edna Maria da Silva Rocha. Nascida em 16 de abril de 1968 em Aldeias Altas – MA, filha de Francisco Filgueira da Silva e Julia Maria da Silva. Graduada em nível superior, chegou em São João do Sóter em 2009 onde exerceu as atividades de Formadora de Professores que atuam no 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental; Coordenadora Pedagógica na área de Língua Portuguesa; Coordenadora do Programa Municipal de alfabetização para jovens, adultos e idosos “Ler é preciso”; Foi também Secretária Municipal de Saúde e Secretária Municipal de Assistência Social. Atualmente é Secretária de Assistência Social. Casada com o Professor Carloman dos Reis Pereira Rocha. Mãe da Nutricionista Allana Fernanda da Silva Rocha e da estudante de direito Amélia Aléxsia da Silva Rocha.

FranciscadasChagas.jpg

Francisca das Chagas Bezerra de Sousa

​

Francisca das Chagas Bezerra de Sousa. Nascida em 09 de fevereiro de 1972 em São João do Sóter quando ainda fazia parte do município de Caxias, filha dos lavradores Alberto Sousa e Maria Bezerra de Sousa. Com graduação no ensino superior, atuou como professora, gestora da UIM Presidente José Sarney,  Coordenadora Municipal de Educação, Secretária de Educação e Secretária de Administração Fazenda e Infraestrutura. Participa do “Grupo da Esperança” desde sua fundação, sendo candidata a vereadora em 2016. Também é membro da Academia Sotense de Letras. Casada com o empresário Edimar Sousa Costa e mãe de Clara Luiza Bezerra de Sousa Lima e Ericka Alicia Sousa Costa.

Leôncio.jpg

Leôncio Reis Pinheiro

​

Leôncio Reis Pinheiro. Nascido em 24 de maio de 1972 em Caxias – MA, filho do bancário aposentado e criador de bovinos Ismael Pereira de Moura e da professora aposentada Roseliz Reis Pinheiro de Moura. Graduado em Zootecnia e com o curso incompleto de Medicina Veterinária. Sua família materna chegou na década de 1940 com a aquisição de uma propriedade  para produzirem algodão, milho e arroz povoado que veio a se chamar brejo do Zeca Moura, já a família de minha mãe veio mais cedo para trabalhar com a cera de carnaúba e coco babaçu em 1930 eles vieram para o povoado boi manso próximo ao povoado pedras. Foi morar em São João do Sóter em outubro de1999, onde trabalhou inicialmente como produtor rural e criador de gado. Foi Secretário de Agricultura de 2013 a 2015, Secretário de Meio Ambiente 2016, e atualmente é Secretário Adjunto de Agricultura. Participa ainda do Sindicato dos Proprietários Rurais de Caxias e do grupo Balde Cheio de São João do Sóter, além de ser funcionário público em Caxias – MA. 

ManoelAntonio.jpg

Manuel Antônio de Sousa

​

Manuel Antônio de Sousa. Popularmente conhecido como Manuel Balica, nasceu em 26 de maio de 1966 em Piripiri – PI, filho do casal de lavradores Manuel Francisco de Sousa e Maria Brasilina de Sousa. Chegou em São João do Sóter em 1994, com Ensino Superior Incompleto (Administração), atuou no município como Diretor do SAAE, diretor adjunto do SAAE e atualmente trabalha como Chefe do Setor de Tributação do município. Foi candidato a vereador em 1994 e em 2016. Pai do professor universitário Wendel Emanuel Brito de Sousa e da estudante de pedagogia Emanuelly Maria Brito de Sousa.

Gerardo.jpeg

Gerardo Benevolo Nogueira

​

Gerardo Benevolo Nogueira, também conhecido como Nogueira, nasceu no dia 15 de janeiro de 1963, na cidade de Caxias, Estado do Maranhão, sendo o filho mais novo do advogado e militante político Nilton Dário Nogueira e Maria da Cruz Pereira Nogueira, casado com Maria das Graças Lobão Nogueira com quem teve três filhos: Nilton Dário Nogueira Neto, Nadja Nayra Lobão Nogueira e Nayara Jane Lobão Nogueira. Cursou o ensino médio na Escola Técnica de Caxias, onde concluiu o curso Técnico em Contabilidade, e ocupa o cargo de servidor público estadual. 
Nogueira ingressou na carreira política na década de 1990, exercendo seu primeiro mandato como político no cargo de vereador do Município de Caxias, sendo eleito em 1992 com 555 votos pelo Partido Social Cristão e reeleito em 1996 com 743 votos pelo Partido Social Cristão. Destacou-se pelo trabalho com a população mais carente e tornou-se conhecido como o “Homem das telhas”, pois um dos seus objetivos era substituir o telhado de palha das casas de alvenaria por telhas.
Em 2004, disputou as eleições para vereador na cidade de São João do Sóter, Estado do Maranhão, sendo eleito pelo Partido Trabalhista Brasileiro com 251 votos. No ano de 2008, Gerardo Nogueira disputou as eleições e obteve 203, sendo o primeiro suplente pelo partido PTB. Na ocasião, tomou posse no primeiro dia do mandato e exerceu o mandato até meados de abril de 2012. Em 2012, Nogueira é eleito o vereador mais votado da cidade de São João do Sóter, obtendo 625 votos pelo PTB. Nesse período, desenvolveu trabalhos relevantes na cidade de São João do Sóter voltados a beneficiar a população mais carente e necessitada, sobretudo na área da saúde e assistência social. Durante o mandato 2013-2016, ocupou o cargo de Diretor do SAAE, destacando-se pela reestruturação do sistema de abastecimento de água no Município.
Nogueira formou aliança política com a frente oposicionista liderada pelo candidato Welington Moura nas eleições de 2012, concorrendo ao cargo de vice-prefeito e apoiando seu filho, Nilton Dário Nogueira Neto, a disputar o cargo de vereador. Nessa eleição, Joserlene Bezerra (Josa) foi eleita com 49,04% dos votos válidos contra 48,49% de Welington Moura. Por sua vez, Nogueira conseguiu eleger seu filho como vereador na quarta colocação com 540 votos pelo Partido Solidariedade.
Atualmente, exerce seu cargo de servidor público e continua participando diretamente das deliberações políticas da cidade de São João do Sóter.

Nilton Nogueira.jpeg

Nilton Dário Nogueira Neto

​

Nilton Dário Nogueira Neto, nasceu no dia 11 de julho de 1983, na cidade de Caxias, Estado do Maranhão, sendo o filho mais velho do servidor público e político Gerardo Benévolo Nogueira e da professora Maria das Graças Lobão Nogueira, casado com Fabiana Rocha Aguiar Nogueira e pai de Maria Clara Aguiar Nogueira e Ana Luísa Aguiar Nogueira. 
Cursou o ensino fundamental na Unidade Escolar João Lisboa até a 4ª série e da 5ª a 8ª série estudou no Colégio São José, ambos na cidade de Caxias. No ano de 1998, mudou-se para Teresina, Estado do Piauí, onde cursou o ensino médio no Instituto Dom Barreto, Colégio Diocesano e Gradus. 
Foi aprovado aos 16 anos de idade para o curso de Direito na União das Escolas Superiores Campomaiorenses – UNESC, atualmente denominada Faculdade São Gabriel. Formou-se Bacharel em Direito no ano de 2005 pela UNESC, graduando-se em especialista em Direito Tributário pela Faculdade CEUT no ano de 2007 e exercendo a advocacia no período de 2006 a 2012. 
Em 2007, foi aprovado no concurso do Tribunal Regional Federal da 1ª Região para o cargo de Técnico Judiciário e, no ano de 2009, obteve aprovação no concurso do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí para o cargo de Analista Judicial. Em 2010, foi aprovado em terceiro lugar no concurso para o cargo de Analista Técnico-Administrativo da Defensoria Pública da União e em segundo lugar para o cargo de Técnico de Orçamento do Ministério Público da União, ambos para a cidade de São Luís. No ano de 2011, foi aprovado em primeiro lugar para a cidade de Coroatá no concurso para o cargo de Analista Judiciário do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão.
Na cidade de São João do Sóter, Estado do Maranhão, exerceu o cargo de Secretário Municipal de Saúde (2007-2008) no mandato do Prefeito Ivan Santos Magalhães e de Assessor Jurídico (2009-2012) no primeiro mandato da então Prefeita Luíza Rocha. 
Nilton Nogueira, popularmente conhecido como Dr. Nilton, ingressou na carreira política no ano de 2016, exercendo seu primeiro mandato como político no cargo de vereador da cidade de São João do Sóter, sendo eleito com 540 votos pelo Partido Solidariedade, destacando-se pela sua atuação na defesa dos direitos dos cidadãos e na elaboração de projetos de leis que beneficiam a população de um modo geral, como, por exemplo, o Programa Morar Legal e o Bolsa Legal. 
Atualmente, exerce o cargo de Analista Judiciário do Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão na cidade de Coroatá e de vereador na cidade de São João do Sóter.

Caio.jpg

Caio Alexandre Costa Barbosa

​

Caio Alexandre Costa Barbosa. Filho de Maria de Fátima Batista Costa e Marcelino Barbosa Filho. Nascido na cidade de Caxias, Maranhão em 16 de julho de 1994. Chegou a São do Sóter em meados de 2012, quando participou de campanhas de promoção da saúde da mulher enquanto acadêmico de Enfermagem da Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão – FACEMA. Em 2014 entrou para o quadro de funcionários públicos da Prefeitura Municipal de São João do Sóter quando foi aprovado como Agente Administrativo no concurso público realizado pela prefeitura municipal, sendo lotado na Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo. Bacharel em Enfermagem pela Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão e Pós graduando em Urgência e Emergência. Além de funcionário público é membro do Conselho Municipal de Indústria, Comércio e Turismo e 2º Secretário da Companhia de Dança Boi “O PROMETIDO”.

George.jpg

George Willams Silva Menezes

​

George Willams Silva Menezes. Nascido em 08 de março de 1981, filho de Antônio César Menezes e Lulima Silva Menezes (professora). Graduado em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual do Maranhão, Especialista em Educação do Campo. Chegou a São João do Sóter em 2008, onde atuou como Professor na rede pública de ensino. É coordenador da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo desde 2014, além de ser Presidente da Associação dos Artesãos, Feirantes, Produtores Rurais e Devotos de São Francisco, presidente do Conselho Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, filiado a PHS no município de São João do Sóter e participou do Jornal do EJAI nos anos de 2014 e 2015 na publicação de artigos sobre o município. 

Iranir.jpg

Maria Iranir Ramos Brito

​

Maria Iranir Ramos Brito. Nascida em 01 de Dezembro de 1973 no Povoado Pedras, município de São João do Sóter (Município de Caxias no ano de seu nascimento), onde viveu parte da sua infância. Filha de José Libório Brito e Maria Doralice Ramos, segunda filha de 8 irmãos; aos 8 anos foi morar na cidade de Quixadá – CE com uma tia e aos 15 anos retornou às suas origens.
Ainda com 15 anos, em 16 de Outubro de 1989 iniciou o trabalho como professora leiga, lecionando multiseriado, onde ensinou da Alfabetização até a quarta série em uma pequena escola com com apenas duas salas. Aos 17 anos conseguiu assinaturas de pais de alunos e alunos obtendo um baixa-assinado com o objetivo de realizar a construção de uma escola maior, onde funcionasse até a oitava série. Com a ajuda do interventor José Teixeira de Caxias – MA conseguiu a aprovação do baixa-assinado e o Prefeito da época na cidade de Caxias (Paulo Marinho) mandou fazer a então Escola U.I.M Lourdes Itapary Moreira inaugurada (pelo prefeito Ivan Magalhães) no ano de 1998, onde São João do Sóter já havia se tornado cidade e o Povoado Pedras já pertencia ao município.
Iranir casou-se em 1993 com 19 anos e atualmente é mãe de 3 filhos e avó de 3 netos. Assim, seguiu trabalhando e estudando o Magistério Pedagógico concluindo-o em 2000 e nesse mesmo ano inscreveu-se no concurso público de São João, onde foi aprovada para o cargo de Professora Infantil nível I.
Em 2004 iniciou sua carreira na política, candidatando-se a vereadora do município e se elegendo com 258 votos. Progrediu na carreira política, se reelegendo a vereadora nas eleições de 2008, permanecendo no cargo até 2012 participando de vários projetos e inaugurações municipais. Desde então, participou do meio político apenas como apoiadora, retornando ao cargo de Professora em 2019 até o ano corrente.

Presbitero Nicolau.jpeg

Nicolau de Jesus Bezerra

​

Nicolau de Jesus Bezerra. â€‹No dia 18 de dezembro de 1970, nasceu o 8º filho entre os 16 do casal Antônio Raimundo Bezerra, e Antônia Maria de Jesus Bezerra, conhecido como o Senhor Nicolau de Jesus Bezerra, atual Diácono Permanente da Diocese de Caxias e provisionado na Diaconia Territorial São João Batista, Pai e servo de Deus, por excelência e graça divina.  A caminhada católica de Nicolau, iniciou-se durante a sua infância, sobre as orientações catequéticas de Eugenia Campos Mendes, esta foi uma de suas molas propulsoras, por iniciar a sua educação cristã, o que o despertou a sua vocação, e o fortaleceu em prol dos princípios catolicistas. A sua formação educacional e profissional, iniciou-se em São João dos Poleiros, estudando o ensino fundamental na Unidade Integrada Municipal Mariano Campos, viajando alguns anos após para Brasília, no auge da sua juventude aos 21 anos de idade, dois anos após, aos 23 anos de idade Nicolau inicia sua vida matrimonial, com Sebastiana Sousa Paiva, que partiu ao reino dos céus antes do esperado, um momento difícil vivido por Nicolau e familiares. Em 1997, Nicolau retornou a São João do Sóter, mas durante a sua permanência em Brasília, permaneceu participativo na sua vida de igreja, seguindo agora com os irmãos que o acolheu na comunidade de Nossa Senhora das Vitórias, localizada em Taguatinga Park em Brasília – DF, onde ele desenvolveu trabalhos com a equipe litúrgica, cânticos e catequese. Logo após ao seu retorno em outubro do ano de 1997, Nicolau começou a participar da comunidade de São João Batista, onde foi acolhido com amor e dedicação dos animadores, irmãs, entre outros amigos que se ausentaram por vontade divina. Um ano após seu retorno em 1998, sobre incentivo das irmãs Franciscanas Missionárias de Susa, e Pe. Ézio tornou-se celebrante e animador de comunidade por uma necessidade - necessidade esta que lhe mostrou outra competência abençoada por Deus. Desde seu retorno, Nicolau desenvolveu atividades de pastorais, importantíssimas ao crescimento comunitário, dentre elas destacam-se a coordenação das comunidades da zona rural, além de tesoureiro geral e secretário da comunidade por vários anos. Na busca de informações e o interesse em aprimorar os seus estudos, Nicolau ingressa no ano de 2004, na Universidade Estadual do Maranhão – UEMA/CESC. Dois anos após em 2009 nasceu João Paulo de Jesus Paiva, outro pedido que Nicolau agradece muito a Deus por ter sido realizado. Durante os anos de 2009 a 2013, Nicolau iniciou sua caminhada rumo a formação diaconal, juntamente com Gemil, os mesmos incentivados por Deus, e por irmã Rafaela, Pe. Ézio, Pe. Luzimar, e irmã Dolores, grande incentivadora, aos planos de Nicolau, que conseguiu se ordenar no dia 02 de fevereiro de 2013. Todavia, durante este período dedicado aos estudos e também a vida em comunidade, sua presença sempre foi de estar à frente nas celebrações dominicais, missas, e do nosso festejo de São João Batista. Além das reuniões de conselhos de pastorais, organização de assembleias, dentre outras, como as Assembleias de Pastorais, CEBs, e os movimentos católicos do qual o mesmo assessorava e organizava juntamente com membros da comunidade. Enquanto cidadão sotense, Nicolau criou o maior símbolo municipal, a bandeira do município de São João do Sóter, escolhido em um concurso do qual o seu trabalho conquistou o mérito devido. Lutou pela criação dos Sindicatos dos Professores e Servidores Públicos do município, durante dois anos, classe à qual pertence. Seus serviços em prol da cidade e da educação lhe deram a honra de ocupar a Cátedra, de número 07, da academia Sotense de Letras.  O mesmo atua nas escolas U.I.M. Mariano Campos, em São João do Sóter, e na escola Machado de Assis, na cidade de Codó, ministrando aulas de Língua Portuguesa; na Casa Familiar Rural, como Diretor Geral, e como coordenador pedagógico, além de já prestar serviços educacionais à SEDUC, durante quatorze anos, ministrando aulas de Filosofia, Sociologia, Metodologia da Pesquisa e Língua Portuguesa, sendo ainda professor do IASSEF, como Coordenador e Professor no curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, na de Pós-graduação, em docência do ensino fundamental e médio. Entretanto presta serviço social na condição de Juiz de Paz da cidade decretado pela comarca de Caxias (MA). Graduado em Pedagogia, Sociologia, Filosofia, Letras/Literatura, e Bacharel em Teologia, com especializações nas áreas da Ética, Filosofia, Ensino Religioso, Educação do Campo, Docência do Ensino Superior, e Mestre em Ciência da Educação.

LuziaMary.jpeg

Luzia Mary Silva Souza

​

Nasceu em 07 de abril de 1962, natural de Caxias/MA. Filha de Maria da Conceição Silva Souza (falecida) e Manoel Souza (falecido), sendo a primeira (única mulher) de sete irmãos. Casou-se em maio de 1998 com o empresário Francisco de Assis Rodrigues Mesquita (falecido), onde teve três filhos: Leandro Souza Mesquita, Fernando Souza Mesquita (falecido) e Evandro Souza Mesquita, e cinco netos: Luiz Fernando Araujo Mesquita, Alejandro do Nascimento Mesquita, José Miguel Gonçalves Mesquita, Hellano Gonçalves Mesquita e Francisco Lorenzzo C Mesquita. Ensino de 2º Grau (1ª e 2ª séries) Colégio Diocesano São Luís Gonzaga e 3ª série Centro de Ensino Andreas Versálius (Teresina/PI): Habilitação Básica em Crédito e Finanças; Magistério: Centro de Ensino Coelho Neto. Gradou-se em Pedagogia pelo CESC/UEMA. Bacharel em Serviço Social pela Universidade Anhanguera.  Pós-graduação em Docência do Ensino Superior pela Universidade Estadual do Piauí;  Especialização em: Supervisão Escolar; Orientação Educacional; Educação de Jovens e Adultos pela Universidade Candido Mendes, (Teresina/PI), Educação para a Saúde: Instituto Universitário Atlântico, MBA em Gestão Escolar e Tutoria em Educação a Distância: Universidade Virtual do Maranhão. Mestranda em Educação para Saúde: Instituto Universitário Atlântico. Curso de formação em Psicanálise.  Supervisão do Projeto Telesala: Fundação Roberto Marinho e Governo do Estado do Maranhão; Supervisão do Projeto Vestibular da Cidadania: UEMA; Coordenação do Programa de Alfabetização de Jovens e Adultos: Secretaria Municipal de Educação e Rede MEC; Coordenação de escolas da Rede Municipal de Ensino de Caxias/MA; Coordenação do Programa o Programa ALFA e BETO da Rede Municipal de Ensino de Caxias/MA; Coordenação nas  escolas da Rede Municipal de Ensino de Caxias/MA do Programa PCNs em Ação; Coordenação na Universidade Candido Mendes Curso de Pós-Graduação; Ministrou (contratada em período especial) disciplinas na Universidade Estadual do Piauí; Ministrou (contratada em período especial) disciplinas na Universidade Estadual do Maranhão. Trabalhou na Secretaria Municipal da Mulher na pasta de Projetos e Ações Temáticas, São João do Sóter/MA; É professora de Filosofia e Ensino Religioso na Unidade Integrada Municipal Guiomar Cruz assunção. Trabalha na Secretaria Municipal de e Comércio de São João do Sóter/MA, Técnica de projetos e Ações temáticas; Trabalha no Hospital Regional Dr Everaldo Aragão em Caxias/MA como Assistente Social.

 

​

Carlao.jpeg

Carlos Alberto de Andrade Soares

 

Mais conhecido como Carlão, nasceu em 13 de janeiro de 1967, na cidade de Patos (PB), filho do comerciante e agricultor Antônio Venceslau Soares, grande comerciante da região aviando comerciantes menores, entregando mercadoria e recebendo amêndoa de babaço, arroz, milho, farinha e animais, e da comerciante Francisca de Andrade Soares. Chegou em São João do Sóter em 1972 junto de sua família, estabeleceu residência no Povoado Boca da Mata, na época 3º distrito de Caxias. Originário de tradicionalíssima família, neto de João Santino Torres, grande proprietário de terras da região (chapada, boca da mata, bom jesus). Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade Anhanguera, já trabalhou como supervisor de vendas, coordenador de patrimônio no SESC-Caxias (MA), comerciante e atualmente vereador (2017-2020) no município de São João do Sóter. Casado com a professora e assistente social Gardênia Medeiros Soares e pai de Isabel Cristina Medeiros Soares, bacharel em direito, Anderson Medeiros Soares, advogado e do estudante de fisioterapia Hugo Leonardo Medeiros.

​

InacioRocha.jpeg

Inácio Rocha

​

Nasceu no dia 31 de julho de 1928, no povoado Cachimbos, município de Itapecuru-Mirim. Filho de Crispim Pereira da Rocha e Zulima Rocha, o terceiro de 10 irmãos. Estudou até o 4.º ano primário com professora leiga do próprio povoado. Trabalhador rural, gostava muito de pescar para ajudar na alimentação dos irmãos menores. Ingressou na Rede Ferroviária Federal na década de 1950, indo trabalhar no ramal da estrada de ferro que ligava a vila de Independência à cidade de  Coroatá (MA), época em que o transporte ferroviário era feito em máquinas movidas a lenha, conhecidas como “Maria Fumaça”. Tinha a função de foguista, que era a pessoa que ficava em frente à caldeira da máquina e colocava lenha e água na caldeira para que a máquina do trem  pudesse se locomover. 
Em 1955 foi promovido a cassaco (trabalho de manutenção da linha de ferro, trocando os dormentes, que eram pesadas toras de madeira, feitas manualmente, que davam sustentação aos trilhos). Foi trabalhar no povoado São João, município de Coroatá, onde conheceu Gilma Costa Leite Rocha, com quem casou-se no mesmo ano e cidade, ele com 28 anos, ela com 14 anos de idade. Em 1960 mudou-se para Pirapemas, onde assumiu a função de feitor (chefe de turma dos cassacos, fazia o registro da frequência e orientava todo trabalho da equipe de manutenção da linha de trem). O deslocamento para o trabalho era feito em trole (veículo de aproximadamente 2,5 m X 1,5 m acoplado em quatro rodas de ferro que deslizava sobre os trilhos, empurrado pelos cassacos com varas de madeira de aproximadamente 2,5 de altura). 
Em sua trajetória, sempre buscou inserir-se em movimentos sindicais e políticos, procurando melhores condições de vida e de trabalho para os companheiros ferroviários, época da Ditadura, em que o país era governado pelo Regime Militar. Nessa época, foi indicado, pelo sindicato dos ferroviários, para participar de um congresso em Recife (PE) para discutir causas trabalhistas, motivo pelo qual foi apontado como revolucionário e oposicionista ao Governo Militar. Foi preso em Pirapemas (MA) juntamente  com  colegas de outras cidades e conduzido para São Luís (MA), onde acredita-se ter sido torturado, fato que nunca ele revelou à família  --  supõe-se que para poupá-la. Após ser liberado da prisão, como repressão foi transferido para trabalhar distante da família. Só voltou anos depois. 
Apesar da simplicidade, Inácio Rocha era amante da leitura, incluindo a literatura de cordel, jornais e revistas com noticiários políticos. Por não possuir televisão, era ouvinte assíduo do programa “A Voz do Brasil”, noticiário  transmitido diariamente de Brasília com todos os fatos políticos. O noticiário era ouvido no pequeno rádio á pilha, marca “ABC - A Voz de Ouro”. 
Na década de 1970, iniciou e concluiu o curso Ginasial, no Ginásio Bandeirantes de Pirapemas, pois sentiu necessidade de aprofundar os conhecimentos para melhor desenvolver suas atividades, uma vez que foi promovido ao cargo de supervisor de linha (profissional que identificava os trechos e locais que necessitavam de reparos e manutenção). Anos após, foi promovido para o cargo de mestre de linha, sendo transferido para Campo Maior (PI), onde desenvolveu suas funções com dedicação, compromisso, responsabilidade social, pontualidade, assiduidade e habilidade funcional  -- características que sempre lhe foram peculiares. Aposentou-se em 1980, ano em que mudou-se para Caxias, dividindo seu tempo entre a família e um sitio (”Santa Filomena”), onde cultivava frutas, legumes e hortaliças e cuidava de criações de pequeno porte. 
O senhor Inácio Rocha e sua esposa tiveram onze filhos, um deles o líder político Clodomir Rocha. Sonhava que um dos filhos se dedicasse à vida política; infelizmente não chegou a realizar esse sonho, pois não teve a oportunidade de acompanhar a trajetória política do filho Clodomir: faleceu no dia 10 de agosto de 1991, vítima de AVC (acidente vascular cerebral). 

​

Levinha.jpeg

Leivinha Nogueira de Sousa

​

Popularmente conhecido como Cata Real, nasceu em 25 de maio de 1974 em Caxias, MA. Filho dos agricultores Jose Lima Da Silva  e Ermínia Nogueira Da Cruz. Apesar de não ter concluído o Ensino Fundamental, Cata Real já exerceu funções de grande valia no município, tais como: agricultor, locutor, fotógrafo, apresentador de TV, Coordenação de Gastos Públicos, Coordenação de Iluminação Pública, além de participar da Associação Vila Planalto,  Cooperativa dos Motoristas, Associação Cultural, Recreativa Sotense, Conselheiro Do Programa Mais IDH e do Conselho de Meio Ambiente. Casado com Francielene Silva Leal e pai de Paulo Henrique Leal Nogueira de Sousa, Naiara Cristina Leal Nogueira de Sousa, Rainara Cristina Leal Nogueira de Sousa e Carlos Willian Cristina Leal Nogueira de Sousa.

José Arnaldo Costa Araújo

​

Nascido em 27 de outubro de 1952, filho dos agricultores João de Deus Costa e Teresinha de Jesus Costa Araújo. Após completar o primário, já trabalhou como lavrador, agricultor, motorista, fotógrafo, apresentador de TV, além de participar da Associação Dos Produtores Rural do Povoado Cabeceira dos Cavalos. Casado com Antônia da Silva Araújo e pai de Cleane da Silva Araújo, do motorista José Arnaldo Costa Araújo, a auxiliar de secretaria escolar Ana Clea da Silva Araújo e da auxiliar administrativa Cleuciane Costa Araújo Silva. 

​

João Batista da Silva

 

Mais conhecido como João Simião, nasceu no Povoado São José dos Perdidos em 04 de novembro de 1945. Filho dos agricultores João Simião dos Santos e Maria das Dores da Conceição. Agricultor alfabetizado é casado com a também lavradora Maria de Nazaré da Silva e pai de Maria Divina da Conceição, Sônia Maria, Luziane Pereira da Silva e Gilvan Pereira da Silva.

 

​

Edson da Cunha Figueiredo
 

Mais conhecido como Enfermeiro Edson, nasceu no povoado Jabuti em 26 de setembro de 1971, filho dos agricultores Raimundo Nunes Figueiredo e Rosilene Borges da Cunha. Técnico em Enfermagem, trabalhou junto da Secretaria Municipal de Saúde na aquisição pro município de especialidades médicas para o município (ortopedista, dermatologista, oftalmologista, pediatra e cardiologista). Casado com a Assistente Social Celiane Ferreira de Almada e pai de Josiel Matheus C. Figueiredo. Foi eleito em 2016 como Vereador para o mandato 2017-2020, além de ser professor de Karatê e Muay-Thai. 

​

Ligia Maria dos Santos Rocha

 

Enfermeira no município desde 2009, filha de Claudísio Costa Rocha e Maria Irene dos Santos Rocha. Trabalhou na Unidade Básica de Saúde Maria da Índia no ano de 2014 e posteriormente na Secretaria de Saúde. 

​

Maria Janete Lemos

 

Nascida em Caxias em 22 de julho de 1969, filha dos agricultores José Coelho de Sousa e Maria do Socorro. Graduada em Licenciatura Plena em História e pós-graduada em filosofia, sociologia e ensino religioso, pós-graduanda em gestão e coordenação escolar. Mãe de Rodrigo  Lemos Pereira, Andreardo Lemos e Jaciane Lemos da Silva.

​

​

Darlene Marciana Teixeira de Abreu

 
Nascida em 06 de março de 1960 em Caxias-MA, filha de Rodrigo Octavio Teixeira de Abreu e Mariana de Jesus Teixeira de Abreu. Fez parte da equipe que deu posse ao primeiro prefeito eleito, trabalhando na implantação e estruturação do mesmo. Mãe do Engenheiro Civil Alderico Jefferson Abreu da Silva Campos, do advogado Frederico de Abreu Silva Campos e do Auditor Fiscal Flávio Henrique Silva Campos Júnior. 

​

Elizane da Silva Lima dos Santos

​

Popularmente conhecida como Zanny, nascida em 06 de janeiro de 1968, filha do lavrador Antonio do Nascimento Lima e da costureira Raimunda Trindade da Silva. Graduada em Pedagogia e Especializada em Gestão Escolar. Chegou em São João do Sóter 1999, onde trabalhou como Balconista, Professora de Ed. Básica em todas as modalidades, Coordenadora pedagógica, Supervisora e Gestora. Participou também da Pastoral Familiar e teve envolvimento com a política sotense. Casada com o radialista Raimundo Nonato dos Santos e mãe da pedagoga Liziane Cristina L. Santos, da Operadora de Telemarketing Annalu Verônica L. Santos, da Professora de Biologia Tatiele Mayara L. Santos e do estudante Djair Alessandro L. Santos.

​

Jailton Soares de Almeida

 

Nascido em 18 de novembro de 1985, filho de Adailton Almeida e Socorro de Maria Soares Almeida. Chegou em São João do Sóter em 2010 onde participou  de diversas palestras e audiências públicas com o escopo de melhorar o desenvolvimento da cidade. Atualmente é procurador do município.

​

Flor%20de%20Lis_edited.jpg

Flor de Lis Costa Rocha Paula 

​

Nasceu no dia 20 de Dezembro de 1968 em Pirapemas – Ma. Casada com Davi dos Santos Rodrigues Teixeira - metalúrgico . Professora e Diretora, trabalha a vinte anos com Educação Especial. Membro da Fundação Inácio Rocha. Especialista em Braile e Interprete de Libras. Participou de vários congressos e seminários voltado para a Educação Especial. Formação em nível superior.​

​

Tchesco_edited.jpg

Francisco das Chagas de Sousa

​

Carinhosamente conhecido por todos como professor Thesco é graduado em História, veio pra São João do Sóter em 10 de janeiro de 1998 onde trabalhou na Secretaria de Educação, no mesmo ano assumiu em 1999 turmas de 6º ao 9º ano na UIM Mariano Campos. Foi Coordenador do Ensino Médio No Programa Telesala. Diretor Geral da UIM Mariano Campos; Coordenador da Educação Municipal da Zona Rural; Coordenador de Cultura onde na oportunidade incentivou alguns grupos culturais sotenses como: Grupo de Reisado do Povoado Caraíbas; incentivou registro de Blocos Carnavalescos; inseriu o Grupo LGBT Olho D’água no cenário maranhense; criou o Sistema Municipal de Cultura. Atualmente reside em Caxias-Maranhão.

Fernando.jpeg

Fernando da Silva Sampaio

​

Caxiense de nascimento e sotense por escolha e amor, nascido em 13 de fevereiro de 1988, Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Piauí-UFPI. Especialista em História do Maranhão pelo Instituto de Ensino Superior Franciscano - IESF. Graduado em Licenciatura Plena em História pela Universidade Estadual do Maranhão-UEMA (Centro de Estudos Superiores de Caxias-MA-CESC). Graduando em Licenciatura em Computação pela Universidade Federal do Maranhão-UFMA, Técnico em Informática pelo Instituto Federal do Maranhão - IFMA. Professor efetivo da Rede Municipal de São João do Sóter. Coordenador do Grupo de Estudos de Gêneros do Maranhão. Professor substituto da Universidade Estadual do Maranhão entre os anos de 2012-2020. Tem experiências nas áreas de História, Sociologia e Filosofia, com ênfase em trabalhos com gênero, violência contra a mulher, discursos midiáticos e alimentação, atuando principalmente nos seguintes temas: gênero, políticas públicas, feminismo, violência de gênero, práticas de comensalidade, produção alimentícia, mídia e análise crítica do discurso. Na área da Informática possui experiência com Aplicação Web, programação em PHP, Banco de Dados MySQL e aplicação hibrida.

José Edivaldo Rodrigues

 

No dia 21 de abril de 1961, na cidade de São João do Sóter – MA, nascia o 3° filho da senhora Eurides Rodrigues, José Edivaldo Rodrigues, carinhosamente chamado de Zé Divaldo, em sua trajetória de vida, ele foi um homem atencioso, prestativo e bondoso com o próximo.

A caminhada do Senhor José Edivaldo Rodrigues, teve seu início aqui mesmo na cidade de São João do Sóter, onde teve sua infância e adolescência regadas pelos cuidados de seus familiares mais próximos. Na sua juventude, nos anos 1981 a 2000, prestou serviço ao SAAE de Caxias, fazendo assim parte do quadro funcionários desta empresa

Aos anos de 1984, com 23 anos de idade José Edivaldo, casou-se com a jovem Luziane Bezerra de Sousa, sua segunda esposa, e tiverem como fruto da sua união matrimonial, Caroline de Sousa Rodrigues, filha desta união, e Tiago de Sousa Rodrigues (in memorian), 

Em 1996, sempre envolvido com a classe política José Edivaldo, candidatou-se a vice – prefeito da chapa do Clidenor Rodrigues Guimarães, popular Titio (in memorian) e em 2001, José Edivaldo candidatou-se a vereador, disputando o quadriênio político vigente. Com sua eleição, José Edivaldo, passou a compor o quando de lideranças políticas do legislativo sotense, seu mandado perdurou-se até 2008, sendo 2 vezes eleito vereador pelo povo. Muitos foram seus feitos junto à Câmara Municipal de Vereadores, destacam-se entre eles a conquista de uma escola para o povoado Bom jardim do Rio, o acesso da Rua Santa Maria ao Bairro Novo São João, além de ser conhecido com um dos vereadores que mais fez requerimentos junto ao órgão legislativo que pertencia.  

Em 2008, José Edivaldo torna-se avó, com o nascimento de sua neta Maria Clara Rodrigues Silva Chaves, fruto da união de Caroline com Antônio Francisco Silva Chaves.

A trajetória de vida do senhor José Edivaldo, encerrou-se em 2019, deixando como filhos, Caroline de Sousa Rodrigues e José Wellington da Silva Rodrigues, além de netos, amigos, e familiares.

No entanto os ensinamentos, e as características de homem corajoso, alegre, trabalhador e de astral muito festivo permanece viva na memória daqueles que o conheceram, e dividiram momentos da vida com ele.

​

Antônio da Conceição Aguiar

​

Popularmente conhecido como Totonho, foi vereador de São João do Sóter. Foi eleito em 2016 pelo partido PTN. Natural de São João do Sóter, nasceu em 30 de novembro de 1971, filho de Odomar Lima Aguiar e Maria Belíssima da Conceição Aguiar.

Casado com Adriana Gonçalves de Jesus Aguiar, onde teve dois filhos, Mikaelly de Jesus Aguiar e Alan de Jesus Aguiar. Se candidatou entre os anos, de 2008 e 2012. Foi eleito na terceira vez, com vereador para a gestão 2017/2020 com 316 votos.

Edjane_edited.jpg

Edjane Braga de Sousa

​

Edjane Braga de Sousa, professora   nascida em 30 de julho de 1984, em São João do Sóter, na época município de Caxias-Ma. Viveu toda a sua infância no município de São João do Sóter. Dos 11 aos 17 anos morou em Teresina-PI, onde estudou do 5° ano ao 1° ano do Ensino Médio. Retornou à sua cidade natal em 2001, onde concluiu Ensino Médio. Teve seu primeiro emprego no Armarinho Eduline, trabalhou também na Loteria Esperança, foi Diretora do Posto de Registro de São João do Sóter, foi Conselheira Tutelar, gerente do Grupo Rocha e Silva. Atualmente está exercendo o cargo de Secretária de Desenvolvimento Social do Município de São João do Soter.  Filha de Joana Braga e Antonio Domingos da Silva Sousa.

Aderson Silva Soares

​

Aderson Silva Soares, nascido em 21 de fevereiro de 1945. Veio de uma vida dura, onde perdeu sua mãe muito novo e foi assim submetido a criar seus 2 irmãos mais novos, e devido a isso não teve oportunidade de estudo. Hoje pai de uma grande família, onde viviam num interior chamado São João dos poleiro. Um de seu maiores sonhos era que esse pequeno lugar viesse a ser cidade! Mais com muita luta e perseverança ele com vários outros amigos conseguiram mancipar nossa tão querida São João do Sóter de hoje. Sendo assim ele também foi um dos primeiro comerciantes de nossa terra, ele era reconhecido com um homem de um coração gigante! Um pai maravilhoso, e um ser humano incrível.

Cícero de Jesus Costa Rocha

​

Cícero de Jesus Costa Rocha, filho de Inácio Rocha e Gilma da Costa Leite Rocha, o 12.º filho, nascido a 18 de outubro de 1973,  em Coroatá Maranhão. O pai Ferroviário e a mãe dona de casa e católica por vocação e devoção. Herdou da mãe o sentimento de religiosidade e do pai a garra e o compromisso pelo trabalho e a vontade de fazer acontecer.  Estudou da primeira à 4ª série   no Colégio Santo Antonio em Caxias-MA  e da 5ª à 8ª série no Colégio Estadual  Duque de Caxias; o Segundo Grau  foi cursado  no Colégio Filomena Teixera. Ingressou na Policia Militar do Maranhão em 1993; Geógrafo formado pela Universidade Estadual do Maranhão-UEMA. Pai de seis filhos: Bruno, Ravena, Sania,  Saniele, Inácio Neto e Yuri. Casado desde 2003 com Railene Bezerra. Veio Morar em São João do Sóter em 2001, para acompanhar seu irmão Clodomir Rocha, prefeito na época. Deu grande contribuição no processo  de construção de São João do Sóter, cidade que adotou como sua.
 Assumiu  vários cargos públicos em São João do Sóter, cargos estes que foram desempenhados com desvelo, zelo, coragem e maestria. Pois Cícero era mestre em fazer tudo com amor, compromisso e responsabilidade social, tendo em vista que tinha como foco principal o bem-estar do próximo, via em cada sotense um irmão em potencial, que adotou durante toda sua trajetória politica, administrativa e social nesta cidade, que chamava  sempre: “minha cidade, meu povo”. Tinha a todo tempo  uma  forma peculiar de colaborar e ajudar a  todos aqueles que lhe procuravam. Não sabia dizer não, diante do pedido  insistente daqueles que recorriam a sua sensibilidade. 
Foi eleito e reeleito  Vereador,  e  por duas vezes  assumiu a Presidência a Câmara deste município.  Contribuiu e participou de forma muito significativa, em todas as construções eregidas   nas Gestões de Clodomir Rocha, Luiza Rocha e Josa Silva. São inúmeras que se torna até difícil elencá-las: Dentre estas podemos citar: o Prédio da Prefeitura  Municipal; Pavimentação de várias ruas, entre estas a Avenida da Esperança; Escolas (da zona urbana e da zona rural); quadras de esportes (da zona urbana e zona rural), Postos de Saúde (da zona urbana e zona rural); reforma e ampliação  da igreja de São João Batista, bem como o erguimento do Santo Padroeiro na praça principal  da cidade. Construção da imagem  de São Francisco, onde hoje temos a basílica-santuário de São Francisco.
Participou diuturnamente ao lado de seu irmão Clodomir Rocha na pavimentação da MA-127, que liga São João do Sóter a Caxias. Cícero sempre foi um sonhador, um visionário, ou seja, um idealista que  acreditava em  ideias grandiosas. Nomeado para o cargo de Secretário de Cultura, no atual Governo, estava sempre a articular a  formulação, a coordenação e execução das políticas e planos voltados para atividades histórico-culturais incentivando e apoiando  a juventude sotense à prática de ações e atividades   com finalidades desportivas,  recreativas e de lazer.

2020 por SINCOTUR SJS - Carlos Fernandes - Todos os direitos reservados

Rodapé1.jpg
bottom of page